quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MANOEL MOREIRA DIAS - 05/11/1906


Natural de Recife-PE, nascido a 7 de abril de 1862 e faleceu em Natal no dia 29 de dezembro de 1908. Era formado em Direito pela Faculdade do Recife, turma de 1866. Em 1866 assumiu a Promotoria Pública da Comarca de maioridade, atual cidade de Martins-RN e esteve nesse cargo até 1892 quando foi nomeado Juiz de Direito da mesma. Exerceu os cargos de Secretário de Governo e Chefe de Polícia no Rio Grande do Norte. Deputado Estadual nos triênios 1892/94 e 1995/97, pelo seu dinamismo foi eleito presidente do Legislativo Estadual.

Mas a sua trajetória política não parou aí, pois em 17 de dezembro de 1905 foi eleito vice-governador, na vaga de Juvenal Lamartine de Faria que fora eleito Deputado Federal. Nesse caráter governou, o Rio Grande do Norte de 5 de novembro de 1906 a 23 de fevereiro de 1907 por ter o governador Augusto Tavares de Lira renunciado ao mandato e aceitado o cargo de Ministro da Justiça no governo do presidente Afonso Pena. Foi também Presidente do Supremo Tribunal de Justiça do Estado por dois anos sucessivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE PM DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PASSEI POR TODAS AS GRADUAÇÕES DA PM, DESDE SOLDADO ATÉ SUBTENENTE. DURANTE MEUS 30 ANOS DE ESTADO EFETIVO TRABALHEI EM 18 CIDADES, EXERCI AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE DESTACAMENTO, COMANDANTE DE PELOTÃO, TESOUREIRO, DELEGADO DE POLÍCIA NOS MUNICÍPIOS DE APODI, DR. SEVERIANO, FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO.NOS DESTACAMENTOS, PELOTÕES E COMPANHIAS SEMPRE EXERCI A FUNÇÃO NA BOROCRACIA, DAÍ APRENDI A ELABORAR TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS POLICIAIS MILITARES; COMO DELEGADO DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA INSTAUREI MAIS DE 300 INQUÉRITOS POLICIAIS, ALÉM DE TER SIDO ESCRIVÃO EM VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, INQUÉRITOS TÉCNICOS E SINDICÂNCIA, ASSIM SENDO, APRENDI A INSTAURAR QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS POLICIAIS MILITARES. PORTANTO, NA MEDIADA DO POSSIVEL VOU LEVAR MEU CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ, ATUAIS E FUTUROS POLICIAIS MILITARES, AGENTES DE POLÍCIA, ESCRIVÃO DE POLÍCIA E BACHAREIS. CONFIRA...

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E 655 LINKS