quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ALMIRANTE TERTIUS CÉSAR PIRES DE LIMA RABELO - VICE DE CORTEZ PEREIRA


ALMIRANTE TERTIUS CÉSAR PIRES DE LIMA RABELO, natural de Parnaíba-PI, nascido em 17 de julho de 1917 e falecido em Natal no dia 27 de junho de 1976. Foi Vice-Governador na gestão do Governador José Cortez Pereira de Araújo, no período de 15 de março de 1971 a 15 de março de 1975. Cursou o ginasial em Parnaíba-PI, escola naval no Rio de Janeiro, onde se formou como oficial de Marinha. Chegou a posto de vice-almirante. Recebeu a medalha de Serviços Revelantes de Guerra na 2ª Guerra Mundial, como oficial de ligação e comandante de um caça-submarino. Veio para Natal durante a 2ª Guerra, foi adido militar em Washington no governo de João CAFÉ Filho.

Logo depois da Revolução foi convidado para ser prefeito de Natal, em 1964, e exerceu o cargo por 18 meses, completando o mandato de Djalma Maranhão. Candidatou-se a Deputado Estadual em 1968, e foi eleito em 15 de novembro daquele ano. Cumpriu o mandato integralmente. Em 1970, foi Vice-Governador de Cortez Pereira. Assumiu temporiamente. Em 1974, foi presidente d Caern.

Interessou-se muito pelo porto de Natal, conseguindo uma equipe da Marinha para quebrar a pedra da bicuda, na entrada da barra do Forte. Incentivou as atividades pesqueiras e os transportes marítimos. Foi, durante muitos anos, comandante do Centro de Instrução Almirante Tamandaré – CIAT.

Pela Constituição Estadual promulgada em 5 de fevereiro de 1970, o Vice-Governador não mais presidirá a Assembléia Legislativa, como acontecia desde de 1947. A Assembléia passou AA eleger o seu presidente efetivo na plenitude jurisdicional, assumindo o exercício pleno de Governador em caso de impedimento ou vacância do Vice-Governador (artigo 40).. Vários presidentes de nossa Assembléia legislativa assumiram a governança do Estado. Você vai conferir no decorrer deste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário